Criatividade e tradição se fundem nesta cidade onde a história pulsa atraindo turistas de vários lugares do país

Uma nova forma de fazer turismo, envolvendo turistas, visitantes e moradores, na criação dos produtos turísticos. É assim
que a Santura – Associação de Turismo de Cultura de Santa Luzia vem trabalhando no município e oferecendo junto à comunidade oficinas de cerâmica, de forró, camaleão, rancheira, de papietagem, para tocar triângulo ou zabumba, ou seja, são algumas das experiências turísticas diferenciadas que estão sendo ofertadas aos turistas na cidade de Santa Luzia.
Os habitantes se chamam santa-luzienses e o município fica distante aproximadamente 263km da capital João Pessoa. Santa Luzia tem a Festa do São João Tradição certificada como patrimônio cultural e imaterial da Paraíba, Museu Comunitário, o belo artesanato das louceiras da Comunidade Quilombola Serra do Talhado, a tradicional Festa do Rosário com destaque para o reisado e Banda Cabaçal, Festa de Santa Luzia que é a padroeira da cidade e o maior Complexo Eólico da América Latina com capacidade de gerar energia suficiente para abastecer uma cidade com 300 mil habitantes.

Um passeio entre o urbano e o rural

Conforme Regina Amorim, presidente da Santura, Santa Luzia foi considerada como um dos destinos paraibanos de turismo criativo, em 2020, por conta da nova forma de fazer turismo, envolvendo tanto os turistas, quanto a comunidade local, na criação dos produtos. “A nossa ideia é que os produtos ofertados no turismo sejam construídos pelas pessoas que vivem no município, já que o turismo criativo gera uma oferta turística diversificada, através de formas criativas de promover a cultura do lugar”.

A associação foi criada em junho de 2017 tendo como objetivo o desenvolvimento turístico, em harmonia com a natureza e a cultura local; o estímulo ao desenvolvimento endógeno sustentável; promoção e a divulgação dos produtos turísticos do território; viabilização de projetos e ações que visem o desenvolvimento do turismo na região e a captação de recursos para o setor turístico e cultural. As experiências turísticas diferenciadas são oferecidas à população por meio de oficinas de cerâmica, dança (forró, camaleão, rancheira), de papietagem e de instrumentos musicais como o triângulo ou a zabumba.

A criação da Santura colocou a cidade paraibana em diversos cenários turísticos e culturais por meio de uma série de atividades, sempre reunindo as famílias e os amigos que, em conjunto, têm estreitado relacionamentos e criado ambientes colaborativos possibilitando abrir a visão para a economia criativa. É no município que o turista vai se deliciar com uma visita ao Café Cultura, apreciar a beleza do Relógio do Sol e o belo Monumento aos Ex-Pracinhas e Ex-Combatentes, bem como ao Monte São Sebastião, de onde se tem a vista de toda cidade e ao Pico do Yayu que pode fazer Rapel, em todos os níveis.

Santa Luzia tem arte urbana, que propicia um olhar sobre a cidade. O turista pode fazer oficina de arte urbana com Evanilson Martins (Tuca) e deixar a sua marca artística na cidade. O Parque Haras Pedro Miguel é destinado a um momento relaxante em um espaço de lazer entre a criação de cavalos quarto de milha, Casa do Eterno Amarelin com Gelo e a Casa do Garanhão Valente Eteel. Foi no lugar chamado Talhado, que o cineasta Linduarte Noronha escolheu no município, para produzir o filme Aruanda. O município tem mais de 20 sanfoneiros, que compõem os trios de forró pé de serra e muitos seresteiros.

Desde a sua fundação a Santura vem realizando diversos eventos, sempre colocando o turismo em destaque, buscando
o resgate a cultura popular, a exemplo do Festival Gastronômico Junino e do Encontro de Cocos de Roda que são realizados durante a programação do São João Tradição de Santa Luzia. Em 2017, a associação assinou termo de adesão ao Programa de Regionalização do Turismo, como representante máximo do Fórum Turístico Vale dos Sertões. Filhos ilustres da terra fazem o diferencial na arte, um desses é o artesão Luiz, que tem uma produção de pássaros em madeira.

Fonte: Jornal A União