Por: CDL Santa Luzia PB
A CDL de Santa Luzia fez balanço positivo das vendas de Natal, conforme avaliação feita a lojistas associados, as vendas foram satisfatórias dentro do que estava previsto, para 92% dos consultados, as vendas cresceram e para 8% as vendas mantiveram o patamar do Natal de 2020.
Em média as vendas cresceram 15% em relação ao mesmo período de 2020, porém, em relação ao Natal de 2019 antes da pandemia as vendas ficaram um pouco abaixo. Para o presidente da CDL-SL Nadinaldo Dantas a primeira semana do mês de Dezembro as vendas foram abaixo do esperado, porém, a partir do dia 6 houve um aquecimento no comercio local, muito impulsionado pela festa da padroeira e a vaquejada, período onde a cidade recebe muitos turistas, o que não aconteceu em 2020 devido as restrições para o combate ao coronavirus.
Segundo a avaliação os segmentos onde houve melhores resultados foram, o setor de vestuários, calçados, perfumaria e cosméticos, supermercados e bebidas, moveis e eletro eletrônicos, material de construção, bares, lanchonetes e pizzarias, foi constatado um aumento significativo ao serviços de Delivery onde se destaca os lanches e bebidas.
Segundo a apuração 75% das compras foi realizada no cartão de crédito parcelado, 12% pagos a vista no débito, 7% em dinheiro e 6% no Pix (A cada dia mais frequente).
2022
O presidente da CDL-SL, ressalta que ainda estamos em estado de pandemia, más, o avanço da vacinação e a imunização dá tranquilidade, pessoas passam a sair de casa, o povo fica otimista o que é fundamental para o aquecimento do comercio. O mercado mudou em ritmo intenso, se, antes da pandemia, as transformações já acontecia a todo vapor, agora, esse processo está ainda mais acelerado. As circunstâncias nos forçaram a adotar novos hábitos de consumo. No novo cenário, pessoas e empresas precisam, cada vez mais, de flexibilidade, resiliência e criatividade.