Por: CDL Santa Luzia

Após dois anos sem acontecer de forma presencial, o São João de Santa Luzia que este ano comemorou sua 80º (octogésima) edição sendo reconhecido o de maior tradição no país deixou um saldo positivo para o comércio local superando as expectativas e justificando o investimento empenhado pela prefeitura na relação custo beneficio.

Conforme levantamento realizado pela CDL com o comércio houve um aumento de 80% (oitenta por cento) nas vendas em relação ao mesmo período do ano que aconteceu o evento de forma presencial que foi em 2019 (mês de referência junho 2019/2022), em todos os segmentos consultados houve melhoras nas vendas, lideradas pelo segmento de supermercados, bebidas, vestuários, cosméticos, material de construção, o setor de combustíveis e o setor de hotelaria com ocupação máxima dos leitos.

Para Nadinaldo Dantas presidente da CDL Santa Luzia, o crescimento nas vendas do comércio vem acontecendo de forma bem exponencial desde o mês de maio quando foi anunciada a grade de programação das atrações musicais com artistas de renome nacional que teve impacto direto nas vendas o que por si só justifica o investimento, e consegue envolver outros setores como o de serviços  garantindo empregos mesmo que temporário seja ele formal e/ou informal que é o caso do pessoal que trabalha em eventos como: Trailers de lanches (Food Truks), espetinhos, bares (barracas de bebidas), isopores, caipfrutas (Drink’s), ambulantes com produtos direcionados para o turista e para as crianças, trio de forró pé de serra contratados pelo comércio e para animar os arraiás das famílias uma particularidade da cidade que ensinou o Brasil a dançar forró, enfim, por isso, que o São João é tão importante para a cidade, onde, todos saem ganhando.

Na mesma consulta a CDL fez um levantamento de quanto o turista está disposto a gastar no evento, que em média ficou em torno de R$ 800,00 (oitocentos reais), não diferente do próprio munícipe que participou do evento, com uma estimativa de um publico flutuante de 50.000 mil pessoas por noite que atingiu o ápice no dia 26/06 com o show do artista Gustavo Lima (estimativa de 80.000 mil pessoas), não só o comércio local saiu lucrando, más, principalmente o município que recebeu um parque de eventos digno dos grandes centros e que será utilizado no cotidiano ficando assim um grande legado.

CDL a Força do Comércio Varejista.

CDL Santa Luzia, Unidos Para Crescer!