Por: Varejo S.A
Quanto mais as tecnologias avançam, mais oportunidades o varejo tem de se relacionar com os clientes, seja nas lojas físicas, seja no e-commerce ou canais digitais. E uma das tecnologias que podem aproximar comércio e consumidor é o NFT (non-fungible token ou token não fungível), segundo especialistas. Isso porque é considerado um cripto ativo exclusivo, único e insubstituível com certificado digital de autenticidade.
“O NFT é um ativo eletrônico que representa um bem, seja ele uma obra de arte, uma música, imóveis ou até ingressos de algum show, por exemplo. Como é uma ferramenta muito flexível, pode ser usada em vários contextos, inclusive no varejo”, explica Luís Fellipe Oliveira, gestor de Inovação e Growth da Sucesso em Vendas, empresa especializada no desenvolvimento de metodologia de vendas e equipes comerciais.
De acordo com a empresa de consultoria Statista, pelo menos cinco milhões de brasileiros já possuem um token, representando cerca de 2,3% da população e ocupando o segundo lugar no ranking geral. Já a Chainalysis, empreendimento especializado em blockchain, apontou que somente entre janeiro e abril deste ano, foram movimentados cerca de R$ 144 bilhões com a indústria de NFTs. Levando em conta todo o ano de 2021, os valores chegaram a R$ 192 bilhões.
A pesquisa do Statista mostra que as receitas com NFTs devem crescer, no mundo todo, 439% até 2026, em relação a 2021. O aumento na adesão dos tokens não fungíveis está relacionado ao crescimento das criptos no universo dos games. Neste modelo, os usuários são recompensados por seu desempenho com NFTs. Outro segmento que tem usado a estratégia é o esportivo: clubes, atletas, ex-jogadores e personalidades têm usado deste artifício para captar novas receitas e se aproximar dos fãs.
“O lançamento de um fan token agrega muita experiência ao colecionador. Sabemos que a aproximação do público com o ídolo, neste caso um jogador ou um clube, na maioria das vezes é restrita. Estes ativos garantem essa aproximação de maneira simples, muitas vezes trazendo interações do torcedor com o ídolo, algo que ajuda os fãs a se sentirem ainda mais perto daqueles que admiram”, afirma Sylmara Multini, CEO da IDG NFT, que lançou nos últimos meses os colecionáveis digitais do atacante Richarlison, que joga pelo Brasil na Copa do Mundo do Qatar, e do ex-jogador Reinaldo, do Atlético-MG.
Além de Richarlison, há tokens não fungíveis de grandes nomes como Pelé, Messi e Cristiano Ronaldo. No comércio, além de aproximar empresa e consumidor, os NFTs agregam valor à marca e oferecem experiências únicas ao cliente. “É uma tendência mundial que já começou a ser aplicada no comércio brasileiro”, destaca Luís Fellipe Oliveira.
Os varejistas podem aproveitar os NFTs de várias maneiras para melhorar o relacionamento com os consumidores. O desafio é transformar clientes em fãs e dar as melhores razões para procurar, colecionar, curtir e discutir seus colecionáveis digitais.
Confira quatro estratégias para utilizar esses cripto ativos no relacionamento com o consumidor:
- Oferecer exclusividade
As marcas podem criar comunidades e campanhas para a aquisição de itens exclusivos; ter preferência na compra de produtos em grandes lançamentos; ou ainda acessar a webcasts com audiência limitada ou até uma apresentação ao vivo. - Gerar acesso
Crie eventos especiais ou áreas VIP, em que o consumidor possa se relacionar e usar os NFTs como “tíquetes de entrada” para novos privilégios. A ideia é usar o NFT para conferir status e participação em um grupo de elite, o que cria buzz de marketing e valor para os membros. - Oferecer exclusividade e autenticidade
Uma característica importante dos NFTs é a sua exclusividade e autenticidade. Explore esta característica, e lembre o cliente que ele está adquirindo produtos digitais únicos e insubstituíveis com certificado de autenticidade. Aqui o objetivo é trazer algo extra para lembrar aos compradores por que eles gostam ou são fãs de sua marca e produto/serviço. - Melhorar a experiência de consumo
Com os NFTs, os clientes estarão envolvidos com a marca em diversos canais, melhorando o relacionamento com a clientela, especialmente a mais jovem. Crie um programa de fidelidade, com um sistema de pontos para recompensar os clientes por estenderem seu relacionamento com a marca. A ideia é oferecer incentivos para o engajamento contínuo.
Com informações do Terra e colaboração de Ester Cavalcante.
Edição: Fernanda Peregrino
FONTE: Varejo S.A