Aqui vai um spoiler: um está relacionado a unidade de uma rede, já o outro nada mais é do que o modelo de negócios

Quem nunca pensou em empreender e abrir o seu negócio que atire a primeira pedra. Começar um negócio do zero não é fácil, exige investimento, paciência, dedicação e muito estudo para tirar os planos do papel e transformar as ideias em um projeto real. Além disso, é preciso planejar muito bem para lidar com as adversidades do setor.

Para quem possui esse sonho, mas não sabe por onde começar, nós, do portal Varejo S.A. temos uma sugestão que pode ser a porta de entrada no empreendedorismo: já pensou em investir em uma franquia?

Os números confirmam que o setor tem potencial. Segundo a pesquisa de Desempenho do Setor de Franchising, que é produzida pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), somente no primeiro trimestre de 2023, o setor cresceu 17,2% se comparado com o mesmo período de 2022, sinalizando um crescimento positivo. Houve ainda 16,1% de aumento do faturamento, o que significa que a recuperação pós-pandemia se encontra bem consolidada.

Julio Monteiro, especialista em franchising e sócio da Megamatte, comenta que “o ideal é que o empreendedor não escolha a franquia pensando somente em lucro. É importante que entenda e se identifique com aquela rede, pois além do investimento financeiro, vai ter o investimento de tempo – pelo menos 5 anos da vida dele”.

“Além disso, também o empreendedor precisa se dar bem com a equipe gestora da matriz, para que dessa maneira todos trabalhem juntos e a rede cresça e se consolide cada vez mais no mercado”, afirma o empresário.

Mas você sabe qual é a diferença entre franquia e franchising?
Franquia é a unidade que de uma rede franqueadora. É o que o empreendedor pode comprar o direito de replicar, seguindo os manuais da rede, funcionando com uma relação de interdependência, na qual o franqueador oferece suporte de implantação, ingresso à rede, treinamentos e fornecedores para manter o padrão de qualidade no serviço.

Já o franchising é um modelo de expansão de negócio, por meio de unidades franqueadas, que recebem do proprietário (franqueador) da marca o direito de uso dessa marca ou de um serviço, produto, conceito etc. Por exemplo, após análise do investidor, a Megamatte fornece ao franqueado o direito de replicar a sua lanchonete na região acordada. Entretanto, vale ressaltar que o franqueador precisa seguir o manual da marca e, de preferência, se identificar com aquele modelo e com o dono/sócio do negócio.

Conhecer antes o negócio, como ele funciona e quem são os diretores é muito importante e fundamental para que tanto o franqueador quanto o futuro dono da franquia tenham sucesso com aquela transação, ensina o sócio da Megamatte.

“Estude e viva um pouco da operação, tanto da franqueadora quanto do franqueado. Quando o empreendedor estiver buscando uma franquia, não ache que é o mesmo peso que comprar um carro ou um bem material, porque você está ali investindo em um negócio por meio do qual busca ter lucro”, diz Julio Monteiro.

FONTE: Varejo S.A