A Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB) comunica aos contribuintes paraibanos que, em função das graves enchentes que assolam o Rio Grande do Sul e do desligamento de energia no Centro Histórico da Capital Porto Alegre, o servidor da Secretaria da Fazenda Virtual do Rio Grande do Sul (SVRS), que é responsável pelo funcionamento do sistema de emissão de documentos fiscais eletrônicas em 16 estados brasileiros, entre eles a Paraíba, decidiu tomar algumas ações emergenciais, como, por exemplo, o desligamento de um dos Datacenters e a transferência da operação de alguns serviços para o ambiente tecnológico de nuvem.
CONTUDO, TODOS OS SERVIÇOS DE DOCUMENTOS FISCAIS ELETRÔNICOS ESTÃO OPERANDO DENTRO DA NORMALIDADE. Caso a empresa não esteja conseguindo utilizar algum serviço, a SEFAZ-PB recomenda que verifique se não possui alguma configuração em seu ambiente que limite a comunicação de internet aos endereços IPs dos Datacenters físicos do Rio Grande do Sul como, por exemplo, a regra em firewall que restrinja a comunicação para determinados IPs. Ela deve estar impedindo os sistemas da empresa de se comunicarem com o ambiente de nuvem. Todas as comunicações, configurações e regras devem apontar para os endereços URLs dos serviços, sob pena da empresa não conseguir utilizar adequadamente os serviços.
É importante ressaltar que o endereço dos serviços (URL) permanece inalterado, sendo as solicitações automaticamente encaminhadas para o serviço que estiver em melhores condições de atendimento no momento da respectiva requisição.
A SEFAZ-PB orienta ainda que caso as empresas não consigam emitir os documentos fiscais eletrônicos dentro da normalidade, seguindo as instruções do servidor da Secretaria da Fazenda Virtual do Rio Grande do Sul (SVRS), poderão emitir os documento no modo de contingência.
FONTE: Sefaz PB