FOTO: Shutterstock

O CRM Copilot da Read AI demonstra capacidade de raciocínio, planejamento e tomada de decisão autônoma no contexto de vendas

A Read AI, plataforma que adiciona mais de 750 mil novos usuários por mês e é a solução de IA de produtividade que mais cresce, está anunciando o lançamento da Sales AGI. A novidade aplica inteligência artificial aos sistemas de CRM, com agentes que aprendem com vitórias e derrotas no HubSpot e no Salesforce, analisam e-mails, reuniões, mensagens e arquivos, e recomendam ações para impulsionar os negócios.

Os primeiros pilotos demonstram um impacto significativo na produtividade de vendas:

  • Recomendações da AGI de vendas no valor de US$ 10,3 milhões foram aceitas pelos vendedores;
  • Aumento de 28% nas atualizações de oportunidades de vendas (em comparação com equipes exclusivamente humanas);
  • Redução de 13% no tempo entre as atualizações (também em comparação com equipes humanas).

“A solução me ensina muito e está começando a pensar como eu”, afirmou Tony Reese, da Particle41. “(A Sales AGI) é um assistente proativo que já sabe como trabalhamos.”

A tecnologia

A AGI de vendas é um modelo baseado em resultados que analisa as atividades reais de uma equipe comercial, incluindo reuniões, e-mails, registros de CRM e plataformas de comunicação como o Slack, para fornecer recomendações personalizadas e acionáveis diretamente no HubSpot e no Salesforce. Em vez de usar modelos genéricos, o sistema aprende com comportamentos reais de vendas para entregar insights oportunos.

“O modelo multimodal da Read mede tudo, desde se um cliente potencial parecia distraído ou ativamente envolvido em uma reunião até os padrões de resposta por e-mail”, disse Elliott Waldron, cofundador e vice-presidente de ciência de dados da Read AI. “Combinado com a compreensão do processo de uma equipe de vendas, isso cria um modelo de previsão personalizado para cada vendedor.”

Impacto

“Assim como assistentes de codificação com IA, como o Cursor, transformaram a forma como engenheiros escrevem código ao lidar com tarefas rotineiras e sugerir otimizações, a Sales AGI está fazendo o mesmo com os vendedores; automatizando a manutenção do CRM e revelando informações sobre negócios”, disse David Shim, cofundador e CEO da Read AI. “Não se trata de substituir vendedores, mas de eliminar o trabalho manual com CRM para que eles possam se concentrar no que realmente gera receita.”

Como os vendedores costumam gastar, em média, 18% do dia atualizando o CRM, a Sales AGI automatiza esses processos enquanto fornece recomendações estratégicas, permitindo que as equipes de vendas redirecionem esse tempo para atividades comerciais de fato.

As recomendações de CRM fornecidas pela Sales AGI estão agora disponíveis para todos os clientes com integrações com HubSpot e Salesforce.

“A IA não é uma solução única para todos. Trata-se de conteúdo e contexto, que variam de vendedor para vendedor, mesmo dentro da mesma organização”, disse Shim. “Estamos criando uma inteligência personalizada que se torna mais inteligente a cada negócio. A AGI de vendas é apenas uma prévia do que é possível quando a IA entende seu contexto específico e entrega resultados mensuráveis. Essa mesma abordagem transformará o gerenciamento de projetos, os requisitos de produto e os sistemas de emissão de tíquetes, onde quer que os resultados sejam importantes, a oportunidade é ilimitada.”

Novidades adicionais

Além da AGI de vendas, mais alguns lançamentos estão disponíveis:

  • Aplicativo HubSpot: a Read AI relançou seu aplicativo para incluir gravações de vídeo e o Search Copilot diretamente na interface nativa do HubSpot, unificando todo o conteúdo da Sales AGI na plataforma que os vendedores já usam diariamente.
  • Integração entre Salesforce e HubSpot: a pesquisa corporativa agora inclui a capacidade de buscar conteúdo do HubSpot e do Salesforce com base em contexto personalizado, trazendo dados de CRM para a experiência de pesquisa unificada da Read AI.
  • Modelos de IA premium: a Read AI adicionou o GPT-4.1 e o Claude 3.7 Sonnet sem custo adicional para usuários pagos no início de maio, demonstrando seu compromisso em fornecer recursos avançados de IA sem cobrar preços premium.

FONTE: Varejo S.A