FOTO: Envato

POR: Alex Akira

Evento da Meta destaca oportunidades para o varejo se reinventar no ambiente digital

A jornada de digitalização das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras segue ganhando força e, em 2025, um evento super relevante sobre o tema promete acelerar ainda mais essa transformação. O Meta Day 2025, promovido pela Meta em colaboração com a CDL Jovem e o Varejo S.A., reúne líderes do setor, empreendedores e especialistas em tecnologia para debater o futuro dos negócios e apresentar as soluções digitais mais inovadoras do mercado. O encontro está marcado para o dia 5 de novembro (quarta-feira), em Brasília, a partir das 8h no Royal Tulip Brasília Alvorada. As inscrições são gratuitas e limitadas.

O encontro tem como proposta capacitar empreendedores e aproximar o varejo das ferramentas digitais que estão redefinindo a forma de vender, se comunicar e fidelizar clientes. A programação inclui painéis, cases de sucesso e experiências práticas com foco em inteligência artificial, marketing digital, social commerce e mensageria, temas que vêm moldando o novo cenário competitivo do comércio brasileiro.

Para Raphael Paganini, coordenador nacional da CDL Jovem, o evento é uma oportunidade única de atualização e aprendizado para quem quer manter seus negócios relevantes. “O MetaDay é um movimento de transformação. Ele visa aproximar o empreendedor das ferramentas que realmente geram impacto, desde o uso da inteligência artificial até estratégias para melhorar a presença digital”, explica. Ele ainda destaca que para as PMEs é uma chance de entender como as grandes tendências podem ser aplicadas de forma prática e acessível.

O varejo na era das conexões digitais

A relevância de iniciativas como o Meta Day é reforçada por uma pesquisa recente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, no qual apresenta que 71% dos consumidores realizam compras online todos os meses. O levantamento mostra que o comportamento digital está consolidado e que a presença online deixou de ser opcional para os empreendedores.

Além disso, o estudo aponta que as redes sociais já são o segundo principal canal de compra entre os brasileiros, atrás apenas dos grandes marketplaces. Esse dado reforça o papel de plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp na construção de relacionamento e conversão de vendas, especialmente para micro e pequenas empresas.

Mas atenção para todos os personagens! Se o ambiente digital oferece novas oportunidades, também impõe desafios, sobretudo na relação entre consumidores e empresas. De acordo com o Indicador de Inadimplência da CNDL/SPC Brasil, 71,86 milhões de consumidores estavam negativados em setembro de 2025, o que representa 43,14% da população adulta. Entre os inadimplentes, 37% admitem não fazer controle formal de contas e gastos, confiando apenas na memória ou em estimativas informais.

Ou seja esses dados revelam a importância de que as empresas compreendam melhor o comportamento financeiro dos consumidores, oferecendo soluções mais conscientes, com educação financeira e estratégias personalizadas que favoreçam a sustentabilidade dos negócios e o fortalecimento da confiança entre marcas e clientes.

Assim, o objetivo desse encontro é ajudar empresários e empresas a navegarem na transformação digital com estratégias reais e resultados mensuráveis.

Meta Day 2025

  • Data: 5 de novembro de 2025
  • Horário: a partir das 8h
  • Local:Royal Tulip Brasília Alvorada (SHTN Trecho 1 Conjunto 1B Bloco C – Asa Norte, Brasília)
  • Inscrição gratuita em: acesse o link